quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Professor Monkey

Em fevereiro de 1992, em um momento de lazer na beira da praia de Olinda, Pernambuco, Renato Mendonça da Silva (Monkey) avistou uma grande multidão. Naquele momento, um simples e humilde garoto conheceu pela primeira vez a Capoeira.
“Foi um momento mágico em sua vida, e aquela multidão até hoje não saiu de sua cabeça”.
Com dificuldades financeiras, e falta de projetos Esportivos no estado de Recife, na época Monkey não teve condições de treinar a Capoeira. Em 1994, conhece um amigo na escola, que treinava a tal da Capoeira, seu novo amigo o levou para ver a aula de Capoeira, na escola técnica (Etepam), bairro nobre do Recife.
Naquele momento, que ainda hoje conta em versos e prosas, como se fosse Poesia, Monkey falou para o professor de Capoeira, Alan Guedes Alconforado, que não tinha como pagar as mensalidades, e no momento gostaria apenas de ver o seu amigo treinar Capoeira.
No final do treino, pela sua segunda vez pode admirar a roda de Capoeira. Duas semanas depois Monkey, a um dia antes de seu aniversário comenta com sua  mãe, Maria José da Conceição, o que gostaria de ganhar como presente de aniversario: “Ir ver a aula de Capoeira novamente”.
No dia seguinte o professor de Capoeira, Alan , pergunta mais uma vez a Monkey se havia gostado da Capoeira, e se havia voltado para dar início aos treinos. Monkey responde mais uma vez que  não, pois não tinha condições de pagar as mensalidades, e novamente iria assistir seu amigo treinar.
Ao final da aula, seu amigo grita em voz alta: “Hoje é o aniversário do meu amigo Renato!”  E naquele mesmo momento o professor Alan, chama e explica, que na Capoeira, no dia do aniversario do Capoeirista, o Capoeirista tem que jogar na roda com todos os outros Capoeiristas presentes. Feliz e contente com o que estava acontecendo, não perdeu a oportunidade de tentar fazer o que havia visto nos treinos, e também o que o  seu corpo automaticamente poderia realizar.
No final da comemoração o professor fala: "Pirralho tu não tem como pagar as aulas mesmo, não?” E Monkey respondeu que  não, o professor firme e forte anuncia perante a todos que a partir daquele momento, Monkey, estava ganhando de presente de aniversario, uma bolsa gratuita para treinar a Capoeira. Monkey naquele momento, um simples garoto, não sabia o que dizer, marejou  os olhos, e agradeceu: “Muito obrigado! Monkey então iniciou seus treinos  na Capoeira, no dia 04 de março de 1994, dando continuidade até os dias de hoje.
Em 1999, Monkey e sua família mudam –se  para São Paulo. Monkey então procurou diversas academias de Capoeira para dar continuidade a sua admiração. Em 2001, conhece o Contramestre Gaguinho, que até hoje ministra aulas de Capoeira, na cidade de Jandira, São Paulo. Com o Contramestre Gaguinho, aprendeu que para se tornar um Capoeirista, tem que dar o que a Capoeira pede, e também que 50% quem ensina é o Mestre, e os outros 50% é o mundo da Capoeira que te ensina, conforme seu esforço e dedicação.
Por motivo de força maior, em 2003, desligou-se da supervisão do Contramestre Gaguinho. Dando continuidade a prática da Capoeira,  em 2008, decidiu realizar um novo desafio. A criação de  um próprio Grupo de Capoeira,  com o objetivo de organizar um trabalho baseado em suas aprendizagens desde 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário